Como conseguir parcerias para seu blog?

como conseguir parcerias com marcas várias parcerias blogueira parceira blogsfera contato marcas

     Conseguir parcerias para o seu blog pode ser um desafio. Talvez eu já tenha comentado aqui, mas eu sou blogueira há mais de seis anos! Fiz muita coisa errada nessa área sim, mas foi só quando eu comecei a encarar o Ana do dia como profissão, que as coisas começaram a caminhar. Pra muita gente, ser blogueira é só receber coisas de graça. A gente que trabalha com isso, sabe que não é bem assim. Ao longo desse meu caminho, eu tive a oportunidade de trabalhar no marketing de um marca de cosméticos. Eu era a pessoa responsável pelo contato com influenciadoras. A vantagem disso tudo é que eu sabia exatamente o que uma marca procurava em uma blogueira. Por isso desenvolvi esse post aqui para te ajudar a expandir as parcerias do seu blog. 

Leia também:

Como conseguir parcerias para seu blog?

     Antes de tudo, vamos lembrar que tem muita gente nessa área que cria o blog pensando só nisso. Quem não ter amor e não se dedica ao que faz não vai muito longe. Fechar uma parceria com uma marca requer comprometimento. Não importa como, mas você está sendo paga e precisa entregar o um bom trabalho. Então antes de entrar em contato com qualquer marca, se organize e se comprometa com o seu blog!

Tenha um blog estruturado

     E por estrutura eu não estou falando só de layout (o que é muito importante também). Mas em questão de histórico e volume de postagem. Não da pra começar um blog hoje e amanhã sair atrás de parceria, não funciona assim. Para uma marca confiar em você, ela precisa ver que seu trabalho é sério mesmo. E você não vai conseguir isso com dois posts. 

Produza um conteúdo de qualidade

     Marca nenhuma quer se associar com quem produz um conteúdo de qualquer jeito. Invista seu tempo em produzir boas fotos, bons textos, com conteúdo, profundidade e SEM ERROS DE PORTUGUÊS. Por isso, revise MUITO e tenha muita certeza do que você está falando. Não só nos posts da marca parceira, mas em 100% do seu blog. 

Tenha um mídia kit e não minta nele!

     Ter um midia kit melhorou em 80% meu relacionamento com as marcas. Se você não sabe o que é, midia kit é o principal documento do seu blog. Nele estarão todas as informações sobre seu alcance, visualizações, seguidores, e por aí vai. Mas calma, não tente mentir no midia kit! Como eu já sabia que muitas blogueiras aumentavam os valores, porque achavam que as marcas não conferiam. Eu fazia questão de verificar os números. Uma vez recebi um midia kit de uma blogueira que dizia ter 100.000 visitas diárias no blog. Quando acessei o site da fulana, vi um blog totalmente mal feito, com um layout terrível e que não era atualizado há dois meses. Não da pra acreditar, né?

Entre em contato por e-mail, seja profissional e não seja uma chata

     Existiam dois tipos de blogueira que me deixavam extremamente irritada. A "oi, mandei direct" e a "faz parceria?". Não sejam essas pessoas! No primeiro caso, elas mandavam por direct toda a apresentação do trabalho delas, mas no minuto seguinte iam em uma foto da marca pedindo que olhássemos o direct. Isso não é nada profissional. Me fazia querer excluir o comentário e o direct na hora. Já o segundo caso é tão ruim tanto. A pessoa não se apresentava, não dizia bom dia, não dizia a que veio. Entrar em contato por Instagram não tem problema, apesar de não ser a melhor forma. Mas tente sempre manter o contato por e-mail. Você pode enviar um direct do tipo "Olá, sou Ana Laura, produtora de conteúdo. Adoraria apresentar o meu midia kit, há algum e-mail para onde eu possa enviar?". E pronto, querida!

Saiba com quem entrar em contato

     Muitas pessoas mandam um e-mail todo elaborado para o Sac ou para o e-mail de contato geral das marcas. Nem sempre esse e-mail chega na pessoa que deveria chegar. Hoje em dia, é comum que as marcas contratem uma empresa para cuidar do relacionamento com influenciadoras. Então ao invés de enviar seu midia kit para um e-mail qualquer, procure saber quem é o assessor responsável por aquela marca. Vou produzir um conteúdo específico sobre esse assunto, mas você pode descobrir isso buscando releases da marca na internet (alguns sites publicam releases com o e-mail dos assessores responsáveis) ou você pode buscar no google por agências de assessorias, ver quem são os seus clientes, e enviar um e-mail para a equipe. 

O que eu devo escrever no e-mail?

     Em primeiro lugar, seja sucinta. As assessorias e setores de marketing recebem dezenas de e-mail iguais ao seu por dia. Ninguém está interessado na sua história com o blog ou em como você blog por amor. Diga a que veio. Mas para ajudar vocês, formulei um texto bem semelhante ao que eu costumo mandar:

"Olá, meu nome é Ana Laura e eu produzo conteúdo para o blog Truques da Ana, um blog desenvolvido especialmente para blogueiras que querem fazer do hobby uma profissão. Gostaria de saber mais sobre a política de parcerias da empresa. Segue anexo o meu midia kit. Estou a disposição para qualquer dúvida ou sugestão. Obrigada" 

  Mas se o que você quer é transformar o seu perfil em uma profissão...

 Tem algo que você precisa saber!


 Você prefere só ficar buscando dicas de como produzir conteúdo online, ou realmente rentabilizar o seu perfil?

   Olha só, eu te entendo. Sei que você está frustrado com as constantes mudanças do algoritmo, sei que está cansado em ver tanta gente ganhando dinheiro com a internet, menos você. Eu sei disso, porque já estive no seu lugar. 

   Imagine finalmente ganhar dinheiro fazendo o que você gosta, trabalhando de onde quiser, tendo uma vida confortável e trabalhando com marcas que admira. 

   Eu criei uma aula online 100% gratuita, te contando as minhas estratégias para realmente ser uma blogueira de sucesso e ganhar dinheiro online (mesmo tendo menos de 20 mil seguidores). Tudo que você precisa fazer é clicar aqui e aproveitar o conteúdo.  

Como conseguir parcerias para seu blog? Como conseguir parcerias para seu blog? Reviewed by Ana Soares on novembro 08, 2018 Rating: 5

Um comentário:

  1. Olá, Ana Laura, o título do seu conteúdo me trouxe ate aqui e gostei muito das dicas que você deu. E nitaven que esses 6anos que vc tem como blogueira te ensinou muito e achei muito legal voce compartilhar com as outras pessoas.
    Me chamo Fernanda Duarte e tenho um canal no YouTube onde tambem compartilho dicas culturais, de beleza e life style, te convido a conhecer quando tiver um tempo.

    https://youtu.be/tEfbS_A_sc8

    Também administro junto com uma amiga um grupo de divulgação no Facebook e voce está convidada a dar uma chegado há la, se chama: projeto uby. No mais, quero deixar meus parabens pela materia produzida por você.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.